quarta-feira, 17 de março de 2010

vamos conversar sobre

os participantes que ainda estão na casa????

São 7 pessoas, cada um com uma estória de vida, sinto que muitos deles já sofreram preconceitos, sofreram rejeição, são ricos e, poderiam ter dividido mais conosco, alguns tem certas reações que fica visível que tiveram perdas, sentiram dores de amor e, mesmo os que já saíram ajudaram o desenrolar desta edição, que tem sido boa, mesmo que não gostemos deles.

Anamara - não consigo me identificar com ela, mas ela me desperta ternura, sem uma explicação.
Creio que sofreu na vida preconceito, teve que "bater no peito" para se impor, teve que brigar por um amor (contou) e, se esforçou para vencer, é inteligente, perspicaz, analista, é batalhadora, sofrida, tem 25 anos e, a sinto como uma mulher vivida e, não uma jovem, talvez o erro esteja na minha ótica privilegiada, que não precisei ir a luta e, no meu círculo também não.
É muito difícil avaliar o que sofre uma mulher bonita nos confins do Brasil, que quer crescer por méritos próprios e, mesmo assim, não tem noção do seu valor, estudou, venceu, mas quer mais, muito mais, pena que esteja depositando sua vida, sua vitória em um programa que trás um estardalhaço fugaz e, que se não vencer, se tornará somente, mais uma ex-BBB, algo que só me desperta pena, ainda mais pela ânsia e empenho com que Maroca entregou ao programa, depositou todas as suas fichas nele. Gosto dela, mesmo sabendo que será uma ferrenha adversária do Dourado.

Cadu - o pouco que pude apreender dele, é sobre o esforço, luta e vitória de seus pais, morou me favela e,conseguiram se mudar para um lugar melhor, eu posso imaginar a força desta vitória familiar.
É professor de Educação Física, nota-se que se empenha em manter o corpo sarado, ajuda a todos na casa, se faz de ouvinte e amigo de todos, distribui "toques" a todos, se mostra "parceiros" de todos, mas eu não vejo com bons olhos, ok, ele deve ser assim na sua vida real, mas quem age assim no jogo, não me inspira confiança, além do mais, não o vejo como "o bonzinho" da edição, logo no início do programa, uma frase dele me chamou atenção - "não vou indicar o Dourado, porque temos amigos em comum e não quero ficar mal com a galera lá fora", hum!!! demonstrou claramente, que qualquer de seus atos são medidos, meticulosamente, para ficar bem - de preferência - com todos.
Tenho acompanhado sua jornada e, mesmo lendo que ele é "pau mandado" nunca o vi assim, muito pelo contrário, já o vi com um sorriso no rosto fazendo com que a Lia pensasse de acordo com o que ele queria, ele sabe que com seu jeito pode manipular e, influenciar a todos sem que eles percebam, é um bom jogador, talvez o mais "ensaboado"de todas as edições, porque ninguém cogita indicá-lo ao paredão. Nada contra a pessoa Kadu, mas não gosto do jogador que ele é.

Dicésar - aquele que perdeu a chance de nos fazer crescer, de nos ensinar suas dores, de dividir com o Brasil sua garra, sua luta e suas vitória, ele é um vencedor, isto é inegável, mas é um ser humano feio, é maledicente, usa a técnica mais baixa para se valorizar, derruba com palavras todos os seus companheiros de confinamento, mas o faz escondido, pelas costas e, não se expõe verdadeiramente.
Passou a usar o jogo de perseguido, de vitima e, adotou o teatro que conhece tão bem para as câmeras, tenho horror a pessoas que agem assim, quer na vida real, quer no jogo.
Pensei que poderia aprender com ele, quando na realidade ele conseguiu me mostrar sua mesquinhez de atitudes, total repulsa, a mesma que sinto pelos dois exBBBs nonojo e nanaja, tudo farinha do mesmo saco.
Não gosto dele, para os metidinhos a dar lição de moral, não gosto da pessoa que vive no corpo dele, nada a ver com sua opção sexual que não me diz respeito.

Dourado - ah, nem vou falar, porque já sei que vão vir aqui encher a minha paciência, que eu só o elogio porque torço por ele, quem faz isso não entende que torço por ele ser Dourado, um homem íntegro, correto, centrado, batalhador, com uma carga de cobrança imensa a carregar pelo resto de sua vida, um homem sofrido, com marcas da rejeição e preconceito sofrido, com estória de luta ancestral, um brucutu sim, porque é bravo e terno ao mesmo tempo, agradecido, já disse algo raro no ser humano, por ser amigo, por ser fiel, por saber respeitar ao oponente, por saber ouvir e, por tentar crescer como ser humano.
Não, não são poucas as razões porque torço pelo Dourado, mesmo sabendo que ele tem muitos defeitos, defeitos que todos nós temos, mas que para mim, são insignificantes diante das qualidades que me apresenta.
Sim, Dourado é o meu preferido ao prêmio, sua vitória será resultado de seu empenho diário e, até da 4a. edição, porque Dourado fez a estória do programa e, merece no mínimo, respeito da nossa parte.

Fernanda - aí difícil, não quero prejudicar e não tenho como enaltecer, é um vazio que sinto ao acompanhá-la no programa, difícil, mas não me causa boa impressão. No início, torci por ela, afinal, torço sim que uma mulher vença este programa sem ser necessariamente pobre, torci por vê-la como uma guerreira, batalhadora, mas, ela passou a me mostrar características estranhas, não me parecia verdadeira e, sua estória não me convencia, nem vou falar da mudança após a carta do bolinho, algo que todos notaram.
Ela diz que alguém é seu pré-namorado (heim?!), liga para ele forçando palavras, cria um clima de desconforto, se esbalda nas festas como que se a bebida liberasse uma outra mulher, se joga para o Serginho, consegue pescá-lo, mas ela não o quer realmente, se joga o tempo todo para o Kadu, mas também não o quer, no início reconheceu que o único homem da casa que pegaria numa balada seria o Michel e, o tenta sempre que pode, este é o caminho que escolheu para chegar na final, mas não nos permite conhecê-la realmente, quando fala mais abertamente, é sempre citando "fulano e cicrano", sempre elogiosa com todos os seus amigos, mas sua intimidade ela preserva, muito estranho.
Acho a Fernanda bonita, mas não confio nela, não posso dizer que gosto, porque não vejo motivos para gostar ou desgostar, só posso então, reconhecer que é uma jogadora e, ponto.

Lia - a mulher que me passa dor, dor sofrida, vida pesada, carga emotiva no limite, analista ao extremo, se expõe demais, fala demais, pensa mais ainda, tem gestos pensados, tem estória desgastante,batalhadora, guerreira, estourada, briguenta, explosiva, geniosa, mas caiu feito um patinho na história da carochinha por ser extremamente carente, procura um grande amor em sua vida, se esquece que o maior amor que encontrará está em si mesmo, se dedica demais aos que ela gosta, é uma mulher fiel a seus conceitos.
Tem a estória de vida rica, poderia dividir mais de si conosco, assim como Dicésar, são extremos mais muito mais próximos do que imaginam.
Gosto dela, mesmo que me irrite pacas, torço por ela, porque vejo que fez o programa girar ao seu redor, é merecedora do 2o lugar, sinto que ela não sabe, mas eu se pudesse diria a ela, Lia, você é uma vencedora por mérito, porque não se esconde e, não empurra os outros para a batalha, as enfrenta de frente.

Serginho - me enganou, torci por ele entre os finalistas, achava que estava realmente a passeio no programa, mas, nenhuma máscara resiste a muito tempo de exposição e, ele mesmo se desmascarou quando se apaixonou pelo Michel, que só o prejudicou.
Não há muito para falar deste jovem, muito jovem participante, só que seus parâmetros são ilusórios, talvez pela criação mais do que privilegiada, suas opções são respeitadas e apoiadas pelos seus pais, algo que admiro e, acredito que muito ele poderia dividir, mas sua vida se resume ao seu umbigo, ao seu círculo de amizades, a sua camada social e, por isso se acha capaz de se achar melhor que o outro que não teve uma vida privilegiada, me deu pena ouvir tamanha insensatez recheada de preconceitos outros, bem diferente daqueles que ele possa ter visto ou sentido em sua vida. Não, não gosto mais dele, em nada me acrescenta por ser um jovem vazio.

...........

quem tiver intenção de amenizar seu olhar para Dourado, leia no Ego esta reportagem que fala parte do que ele passou antes de retornar ao BBB