segunda-feira, 29 de março de 2010

Os finalistas







Nada do que eu vá dizer irá mudar a opinião ou mesmo a decisão de quem quer que seja, mas é meu papel mostrar, dividir com quem passa por aqui, como vi e vejo cada um dos finalistas. Não sonho com o meu desejo, torço por ele, por justiça, por verdade e, por coerência.

Antes de continuar, quero deixar claro que estou decepcionada com esta final, para mim é injusta, para mim não houve empenho em salvar aquela que foi o amparo do Dourado, muitos da torcida Dourada se deixou levar pelos do contra e, cruzaram os braços, abrindo espaço por isso, para uma virada final, quer do Cadu, quer da Fernanda, hoje, não se pode afirmar que este ou aquele é o vencedor, ou o 2o lugar, todos estão empatados, um por mérito, outro, que não podemos medir por nunca ter sido avaliado e, a outra por ter assimilado a torcida do contra, torcida esta que me envergonhou, que me fez ver que a vida é dura, que é fácil para alguns atirar pedras no outro, sem dó ou piedade.

Desde que criei o blog, penso que podemos analisar o jogo sem maltratar ou perseguir os personagens, gosto de mostrar as falhas e, mostrar, também, as qualidades, não fico presa a quem passa pela casa pelo resto da minha vida, cada um que sai, eu torço que seja feliz, mas não me interessa sua jornada, mas aos poucos fui vendo que a grande maioria dos colegas prefere outra posição.
A cada ano me decepcionei com alguns, mas os respeitava assim mesmo, este ano, foi muito triste para este universo, houve uma rachadura que não vejo "cimento" capaz de consertar.
A vida real é dura, é muitas vezes cruel, neste mundo de fantasia (net) deveríamos olhar mais para dentro de si e, ver que estamos todos sujeitos a julgamento, deveríamos tentar avaliar a cada participante com olhos mais amenos, mais compreensivo e, menos absolutos, porque estamos julgando a outro ser humano que, é capaz sim de mudar e se adaptar, porque somos todos capazes de aprender com os erros.

A caça-dotes - que é a pessoa mais preparada para as provas de resistência, sua garra me fez torcer por ela no início, mas é também, uma mulher de 28 anos, que se faz de menina ingênua, usa a voz infantil para burlar a sua realidade, uma dentista que tem ganância, que só pensa nos lucros, que não se dá, que não permite a troca. Em todos os blogs era vista como uma falsa, como aquela que entrou com um script, mas que após a carta especial do bolinho se transformou numa devassa,(não teria nada contra se, realmente, ela fosse assim, não estou aqui para julgar isso, julgo a trajetória, o comportamento natural, a constância da personagem que nos apresentam) e, que agora virou a preferida de alguns, não por ela ser merecedora, mas por ela poder tirar a vitória do Dourado, viu, tudo gira em torno dele, esta edição foi dele e, por ele, Dourado, a netbbb se dividiu.

Cadu - antes de analisar o comportamento dele, quero alertar para um fato importante, nunca foi ao paredão, não houve um só participante que cogitasse indicá-lo (a exceção daquele que não cito o nome, porque acreditava que ele seria capaz de tirar o Dourado), para mim, não é um elogio e nem uma vitória, é demonstração de que é um personagem que faz média com todos, que é o amigão de todos e, nós que assistimos pelo PPV sabemos muito bem que não é a realidade, Cadu sabe dar sua opinião sobre cada um dos companheiros, mas o faz longe a maioria das vezes, em papo corrido.
Não esqueço a segunda prova de liderança aonde Cadu disse que conhecia o Dourado antes do programa e, que não iria indicá-lo por temer o julgamento dos amigos em comum, mas que não iria protegê-lo e, quando ele, Lia e Cacau foram espezinhar Dourado, não foi por preocupação com ele e, sim, por temer o julgamento dos colegas de jogo e do publico, humilharam Dourado por temer serem perseguidos como já sabiam que ele, Dourado é e, será sempre, não foi um ato de amizade e sim, um ato de covardia dos 3, mesmo que Cacau tenha espantaneamente sentido carinho por ele, que Lia tenha descoberto um ser humano, Cadu naquele momento só sentiu alívio.
Reconheço que Cadu, como trio, foi fundamental para a estabilidade tanto da Lia como do Dourado, mas ele seria assim, como foi por sinal, com todos. O mérito do Cadu, não foi ele quem conquistou e sim, Dourado que confiou cegamente nele, desde o início, Dourado o viu como amigo, como aquele que seria seu parceiro e, sem saber Dourado virou o escudo do Cadu, porque todos o atacavam por defeitos que eram os mesmo do Cadu.
Não, eu não confio no Cadu e, é só observarem que esta é a minha opinião desde o início desta edição.

Dourado - como é gostoso poder vir aqui para falar bem de alguém, desejei muito que chegasse este paredão, já tinha formulado em minha mente tecer elogios aos 3 que imaginava estariam disputando, mas não deu, então, vou defender aquele que fez o BBB 10 acontecer, aquele que deu todos os lucros possíveis e imagináveis para o programa, aquele que foi a mola do interesse aqui fora e, lá dentro da casa, aquele que se tornou vírgula nas frases de todos os participantes, aquele que é Dourado, bronco, incisivo nas suas opiniões, que não deixa passar barato qualquer injustiça, aquele que conhece a nossa História e, que fala abertamente sem receio ou firulas, aquele que entrou de peito aberto em busca de reencontrar o fio da sua história. Dourado é a verdade nua e crua, cospe quando preciso, arrota também, fala as verdades na cara, em compensação, é de uma ternura incrível, é de uma fidelidade exemplar, é amigo, é amoroso, é cuidadoso e, Dourado não menospreza seus adversários, os respeita como imagina deveria ser respeitado, sabe reconhecer seus erros, sabe pedir desculpas, poxa como é difícil se desculpar, mas como faz crescer um ser humano humilde o suficiente para reconhecer seu erro.
Dourado foi atacado por todos os lados, na casa por todos, porque até a Lia no início o fez, mas ela tinha uma vantagem sobre os outros sabia reconhecer o seu pré julgamento e voltava atrás, Dourado, foi atacado aqui fora de forma impiedosa pela mídia, por pretensos famosos, por "celebridades" e, pela netbbb insana de ódio.

Dourado
é o guerreiro atual, tem as marcas no corpo e na alma que comprovam, mas é o mais humano desta edição, com erros e acertos sem medo algum de ser feliz.

Agora é com vocês, é uma questão de quem vencerá, o ódio, a ganância, o preconceito ou a ternura latente, o amor ao próximo, o carinho escondido por temer rejeição?? Vocês decidem de acordo com sua vivência, com a sua capacidade de perdoar e de estender a mão.



.........

Sei que foi longo o texto, mesmo assim, quem ainda tiver um tempinho, entre um voto e outro leiam A vitória do amor diante da dor.