sábado, 9 de janeiro de 2010

e como eu estava dizendo...

ainda num tô com vontade de comentar nem a Fazenda - mesmo esperando e torcendo muito que a minha preferida sobreviva a esta roça, Karina - e muito menos este pré BBB - tá com informação demais antes da hora.

Mas tô doidinha prá comentar com quem viu a mini série da Globo, Dalva e Herivelto.

É muito difícil para um jovem entender como era a sociedade naquela época, nasci por aí e, passei a minha infância ouvindo aquelas músicas que ficaram na minha memória, tanto que a Adriana Esteves dublava lá e, eu cantava aqui, eheheheh.
Mas eu vi a Dalva cantando Bandeira Branca, acho que foi no Maracanazinho e, foi exatamente assim.
Ontem chorei, porque, de certa forma voltei no tempo, década de 70 que foi de esperanças, sei que poderemos até entrar no tópico das Forças Armadas no poder, mas não quero falar disso e, sim, que nesta época todos os meus amigos estavam na faculdade, todos tinham emprego e, a maioria tinha condição de comprar o seu primeiro carro, bom não vou perder o foco que é a mini série...

Também tenho a lembrança de ter visto o Pery cantando com sua mãe, Dalva, na hora que aconteceu na mini série, fiquei completamente arrepiada e, não foi só neste momento não, na hora que ela perdeu a guarda dos filhos, que foram enviados a um colégio interno, também, neste momento meus olhos ficaram cheios de lágrimas, detalhe, sou dura na queda, dificilmente choro, só que me emocionou tanto a mini série (que também detesto assistir, ter que ficar esperando até o dia seguinte para saber o resto da estória, me irrita, de qualquer jeito valeu a pena) que no final do último capitulo, derramei rios de lágrimas por ela, pela Dalva de Oliveira, que sensibilizou uma geração, que interpretou com alma e com dor suas canções, que até hoje estão na nossa memória. Não vou dizer que fiquei com raiva do Herivelto, porque ouvia tantas estórias daquela época, que não posso julgar, mas mesmo assim, acho que ele tinha um coração de gelo, diante do sofrimento que ambos trocaram como presentes eternos na lembrança.

A Adriana Esteves é uma jovem que eu já achava o máximo como atriz, muito antes desta mini série, mas eu acho que ela ficou perfeita no papel, tá, não conheci tanto assim a Dalva de Oliveira, mas já tinha lido parte do problema dela trocando músicas de dor de cotovelo com o Herivelto Martins e, eu curtia muito o seu filho Pery Ribeiro, uma simpatia e, com uma voz linda.

O Fábio Assunção, para mim estava perfeito, pelo menos desempenhou como imaginei, a única diferença é que pela lembrança que tenho de fotos da época, o Herivelto não era tão bonito como ele e, me parecia ser hiper antipático mesmo, mas aí, sou eu dando conotação em algo que não vivi e nem conheci, não vale, talvez seja influência de minha mãe que adorava a Dalva.

Como não gosto de só falar do que eu imagino, fiz uma pequena pesquisa aqui e, descobri que teve confusão na festa de lançamento da mini-série e, pelo que li o Herivelto casou mais de 2 vezes, mas no wikipedia não fala desse 3o. casamento. Ah!!!! Leiam também os cometários, super interessante, perái que vou continuar a pesquisa.

Tem uma entrevista no Terra com o Pery Ribeiro, (wikipédia e alma carioca) interessante porque a mini série é baseada no seu livro - Minhas duas Estrelas.

Trechinhos da entrevista, que acho devem ler para conhecer melhor a estória da Dalva, do Erivelto e do Pery. Eu nem sabia que ela bebia, nunca fui muito de me ligar nas coisas, para mim, o Pery era filho da Dalva de Oliveira, que minha mãe adorava e cantava suas músicas.
Pery disse também, que a biografia foi uma catarse dolorosa, imagino, se foi para o público que não conhecia direito a estória, imagina para ele, filho, que esteve junto de sua mãe sempre.

...

Como você sintetizaria a relação entre seus pais? Havia muito conflito entre o amor e interesses profissionais?
Eu acho que o interesse profissional veio mais do meu pai quando ele sentiu que perdeu a grande fonte inspiradora, a grande mulher, a grande profissional que era a minha mãe. Eu acho que, quando ele sentiu que perdeu tudo isso, sentiu muito. Os grandes erros que meu pai cometeu foram, sem a menor dúvida, em relação a um amor que ele perdeu mesmo tendo refeito a vida ao lado de outra mulher, também muito importante, pois Lurdes acalmou o lado sentimental dele.

Uma música que definiria sua mãe?
Uma música do meu pai, é claro, e que chama "Segredo": "Seu mal é comentar o passado / Ninguém precisa saber / O que houve entre nós dois / O peixe é pro fundo das redes / Segredo é pra quatro paredes / Não deixe que males pequeninos / Venham transformar os nossos destinos...". Ela a-do-ra-va essa música, sempre cantava em seus shows, gravou umas duas ou três vezes.

E seu pai?
Acho que definiria meu pai com a música "Cabelos Brancos", que era assim, ó: "Não falem dessa mulher perto de mim / Não falem pra não aumentar a minha dor / Já fui moço, já gozei a mocidade / Se me lembro dela me dá saudade (...) E agora, em homenagem ao meu fim / Não falem dessa mulher perto de mim". Essa música tem o homem Herivelto. O homem que morreu apaixonado por minha mãe.

E a relação entre eles?
Meu pai fez uma música chamada "Fracassamos": "Nosso alicerce está ruindo / Fragorosamente está ruindo / E quanta coisa juntos nós realizamos / Porém agora, reconheço, fracassamos / Nosso alicerce igual a Torre de Babel / Só não conseguiu chegar ao céu / Já não nos entendemos mais / Nossos carinhos são banais / O nosso amor já não tem gosto de amor / Vivemos juntos, nada mais". Anos depois, já sem falar com minha mãe, ele compôs essa música enviou a ela.




Biografia de Dalva de Oliveira:

Wikipédia
nasceu em 05 de maio de 1917
em 1935 conheceu Herivelto Martins
oficializaram o casamento em 1939
se separarm em 1947, oficializando em 1949
em 1952 ganhou o título de rainha do Rádio.
morreu em 30 de agosto de 1972

Para finalizar, vou colar a descrição que Hermínio Bello de Carvalho fez de Dalva de Oliveira.

Sua vida poderia ser um desses folhetins baratos, daqueles que se folheiam e depois são atirados na lata de lixo mais próxima. Qual o quê! É um romanceiro, piegas às vezes, mas quase sempre denso, e nunca monótono.

Nasceu Vicentina Paula de Oliveira, nome banal para quem iria fazer o Brasil inteiro atirar-se a seus pés, com sua voz filetada a ouro, estilhaçadora de cristais, predestinada a cantar sob uma eterna luz de um abajur lilás.

Foi num 5 de maio de 1917 que Dalva de Oliveira veio ao mundo, na cidade paulista de Rio Claro. Filha da portuguesa Alice do Espírito Santo de Oliveira e do mulato festeiro Mário de Oliveira, o Mário Carioca, marceneiro na Companhia Paulista de Trens e tocador de saxofone nas horas vagas, fazedor de filhas: quatro. Sua vidinha de menina pobre poderia se contada em vinte ou duzentas laudas, sem que ninguém confiasse numa vírgula que fosse relatado. A receita que lhe foi dada pelo destino, convenhamos, era amarga: foi ser faxineira, costureira - tudo bem, profissões dignas. Mas uma quase cegueira? logo naqueles olhos verdes da mulata, tão cismadores e fatais?

Passagem por orfanato, infância com poucos brinquedos, mas, felizmente, com muita música. A vida lhe reservaria algumas tragédias. Mas podemos fotografá-la em muitos momentos: cantando, por exemplo, no alto de um banquinho, acompanhada pelo pai, e depois sob a lona de circos, já adulta. Nada fazia prever que aqueles olhos verdes iriam cegar multidões. Fez-se cantora por vocação, e quase nunca feliz por desíginio. Juntou-se à dupla Preto e Branco, para depois formar o célebre Trio de Ouro, logo sintonizado por Villa-Lobos que, pelos quatro cantos, espalhava que ali estava a maior cantora do Brasil. O branco da antiga dupla, é bom que se esclareça, era Herivelto Martins. Um dos maiores compositores brasileiros de todo os tempos. Com que, aliás, se casou e teve dois filhos, Pery e Ubiratan. Pery herdaria a voz e os olhos da mãe, e o imenso talento do pai. É bom não esquecer que o negro da dupla era Nilo Chagas, que, igual a Ismael Silva, era conhecido também como um negro de alma branca - sem atinar para a carga pejorativa desse aparente elogio.

A ruptura do casamento de Herivelto e Dalva foi manchete escandalosa de todos os jornais e provocou a mais polêmica das polêmicas musicais já acontecidas no Brasil. Desfeito o Trio de Ouro em 1949, Dalva assume sua carreira solo. Se Francisco Alves era o Rei da Voz, faltava uma rainha para o trono. Dalva, claro. As prensas da Odeon eram insuficientes para atender aos sucessos que jorravam de sua voz, de agudos fulminantes. Enquanto isso, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim escrevia alguns arranjos para ela. A partir de 1951, praticamente não se ouvia outra voz nas paradas de sucesso - apesar das estrelíssimas Linda e Dircinha Baptista, do surgimento de Emilinha Borba e Marlene que, aliás, lhe entregaria o cetro e o trono de Rainha do Rádio, e que seria um dia entregue a uma outra mulata, igual a Dalva, modesta, chamada Ângela Maria.

Dalva trilhava a escola de Aracy Cortes, Ângela agora seguia o rastro de Dalva. O casarão na Rua Albano 142, em Jacarepaguá, conhece em 52 um novo habitante, o argentino Tito Climent, que passa a administrar sua vida, fazendo-a retirar-se do Brasil por um tempo, sob os olhos suspeitos dos amigos da Rainha.

Casou-se com ele numa igreja de Montmartre. Foi levada a Londres para gravar com a famosa Orquestra de Roberto Inglez e, de lambujem, soltar seus agudos diante da Rainha da Inglaterra. Na Argentina sua voz juntou-se aos bandoneóns de Francisco Canaro e seu grupo de tangos. Um outro amor surgiria, ela já com 47 anots, Nuno com 19.

Amores, desditas, tragédias, quem não as teve? Dalva sabia como desatinar sua vida, arebanhar inquietações, jogar seu barco na tempestade.

A imprensa continuava monitorando sua vida e seu copo, e um fato novo novamente a coloca nas manchetes dos jornais: um desastre pavoroso em seu carro deixa, em agosto de 1965, um rastro de mortos no caminho, e aquela mulher de baixa estatura, cabelos agora alourados, vê-se atirada, agonizante, num hospital. Todo o país fica com a respiração suspensa, uma pergunta sufocando as gargantas: voltaria a cantar? Escapou e, com seu novo e jovem amor, voltou para "seu Shangri-lá" na rua Albano, que sofreria uma reforma inacabável. Do acidente sobrou uma cicatriz, rasgando-lhe o rosto. os tempos eram outros, uma nova geração surgia e sobrou pouco espaço para aquela voz embargada de lágrimas e soluços, com o sentimento transbordando à flor dos ossos.

Poucas cantoras atingiram uma escala de empatia com o público como Dalva. Com a bebida pontuando sua vida, ela fez-se refletir no espelho das canções que, de alguma forma, rasuravam suas desditas. Mas sempre reverenciando seu público, as mãos cruzadas sobre o peito, num discurso sincero: "É como sempre digo, eu não tenho fans, tenho amigos. Obrigada". Rica às vezes, infeliz quase sempre, andando de ônibus no final da vida - ela se autobiografa modestamente em seu folhetim, ocultando ter sido quem realmente foi: não somente Rainha, mas Porta-Voz de todos aqueles que ficaram à margem da vida.

Vida que ela a deixou às 17:15 horas de um 31 de agosto de 1972, espalhando um rastro de luz e um fio de voz que, até hoje, se esparrama qual um prisma luminoso sobre todas as vozes que, de alguma forma, foram embevedar-se em seu coração.

Hermínio Bello de Carvalho